quinta-feira, 12 de junho de 2008

As Escolas com melhor IDEB do Brasil...

Duas Escolas no interior do Estado do Rio de Janeiro são as escolas com melhor IDEB do país. O Colégio Estadual Januário de Toledo, (8,1) e o CIEP Professor Guiomar Gonçalves Neves, (8,5) que é considerada pelo Ministério da Educação e Cultura, como a melhor escola pública de ensino fundamental do Brasil.

Nas duas escolas, há uma coisa em comum, a integração entre professores, alunos e a comunidade, o currículo escolar, não se baseia somente em atividades dentro de sala de aula, mas também a atividades fora dela.

A integração entre alunos e professores cria um clima de confiança, fazendo com a criança confie no seu mestre e o respeite.

Nestas duas instituições, o índice de evasão escolar é praticamente “zero”, fruto da integração e comunicação entre os pais e a escola.

Nas escolas citadas acima, o máximo de alunos por sala de aula é de 20, proporcionando ao professor, oportunidade de dar mais atenção a cada aluno individualmente.

Opinião do Blog:
A escola precisa ter um ambiente em que o aluno se sinta bem e tenha prazer em ir. Escolas com infra estrutura deficiente que não oferecem conforto e bem estar ao aluno, fazem com que ele apesar de freqüentar, não se interesse por aprender.

Salas de aula super lotadas, com excesso de alunos, além de causar desconforto, trazem dificuldades ao professor no controle do comportamento das crianças, levando ambos ao stress e conseqüentemente a perda na qualidade no ensino. No Acre, a média de alunos por sala nunca é inferior a 30 ou 35 alunos.

A falta de equipamentos necessários ao aprendizado como: TV, vídeo, DVD, retroprojetores, materiais de escritório, computadores, impressoras, internet banda larga, telefone e outros com acesso garantido aos professores, tornam a tarefa do professor mais difícil do que ela já é.

Em escolas onde o professor só tem a coragem, o giz e o quadro negro, não se pode esperar praticamente nenhuma qualidade no ensino. Daí resultando a média baixa do IDEB que é de 4,2 a nível nacional, o que representa apenas 70% do que seria o ideal de 6, média conseguida em países desenvolvidos.

A falta de profissionais permanentes, na escola, como: psicólogos e orientadores educacionais e a ausência da direção, que está sempre fora, fazendo “isso ou aquilo”, tornam o controle da disciplina dentro da sala de aula, muito difíceis.

Outro problema que é muito encontrado nas escolas do ensino fundamental é a mistura de alunos com idade muito diferentes. O aluno cursando, por exemplo, a 3ª série do ensino fundamental, deve ter no máximo 9 anos, porém, existem em sala de aula alunos com até 14 anos de idade, tornando a vida dos professores impossível, pois, além de serem indisciplinados, influenciam os outros, de menor idade, a serem também.

O professor hoje, não tem mais autoridade dentro da sala de aula, com o Estatuto da Criança e do Adolescente, até os pais, são enquadrados, imaginem um professor, se falar rispidamente com um aluno. As crianças sabem disso e até desafiam os professores, pois, sabem que “ninguém pode fazer nada com eles”.

Os pais não ensinam nada aos filhos dentro de casa, pois, acham que o professor tem que “educar” seu filho. É um erro, pois, professor não é pai, professor ensina letras e transmite conhecimento, pais dão educação e bom exemplo familiar que forma a personalidade das crianças.

O Brasil inteiro está cheio de bons exemplos do que pode ser feito pela Educação das nossas crianças e adolescentes, como o dessas duas escolas. Isso é fruto da força de vontade de pessoas interessadas e com ótimas idéias, que deveriam ser chamadas para posições chave dentro da comunidade escolar, interesse este, que falta às nossas autoridades.

No Brasil, não há grande interesse no desenvolvimento da educação. As metas e investimentos propalados pelo Governo Federal são pura hipocrisia e falácia. Dos 5,5% do PIB, que são destinados à Educação no país, apenas cerca de 0,5% realmente é empregado na “melhoria do ensino”, o restante é gasto pra pagar obras superfaturadas, salários de trabalhadores contratados sem concurso público (comissionados) e muitos outros gastos que não deveriam ser feitos dentro da alíquota.


"Só a cultura, que é a base de qualquer sociedade, poderá salvar este país..."

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