quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Você é rico, classe média, pobre ou paupérrimo?

Nestas quatro casas tem TV, geladeira, cama, armário, porém, seus donos não podem ser enquadrados na mesma classe social
Com um salário mínimo que segundo o DIEESE, deveria ser de R$ 1.900,00 (hum mil e novecentos reais), como alguém que ganhe entre 2800 e 4000 reais, poderá ser da classe média? Um “classe média” que ganha, segundo os cálculos do DIEESE dois salários mínimos? Isso não é classe média é pobre, bem pobre.

Não é porque a pessoa tem TV, geladeira, um teto pra morar, um carrinho velho, computador, que pode ser considerada “classe média”. Com as atuais facilidades de crédito qualquer pessoa que ganhe 1500 reais por mês, o que não é a média no Brasil, no Brasil, 1500 reais de salário é considerado “um ótimo salário”, poderá adquirir esses bens, pagando em prestações, durante a vida toda, todavia, não poderá ter roupas decentes, nem ir ao médico, nem ter vida social, nem poderá custear os estudos dos filhos, trabalhará apenas “para sobreviver”. Quem ganha 1500 reais por mês é um “classe sobrevivente”. Quem ganha um salário mínimo por mês, estaria na “classe vivente”, passa todo tipo de privação, mora em lugares indignos e não consegue chegar nunca, a lugar nenhum.

Para a visão pequena do nosso governo, puramente eleitoreira, teve o que comer, onde dormir, uma TV, uma geladeira, já é de classe média, enquanto eles são da classe milionária, sustentando seu modo de vida com o nosso dinheiro.
O governo fala ainda que 20 milhões de pessoas “saíram da pobreza”. Elas não saíram da pobreza, elas apenas agora têm o que comer, “enquanto não acaba o dinheiro do mês da Bolsa Família”, depois, voltam a classe dos miseráveis.

O que seria uma pessoa de “classe média”?

Vamos tomar por base um cidadão, com esposa e dois filhos, que não é o padrão brasileiro, mas, serve. Para ser da classe média o chefe desta família precisaria ganhar pelo menos uns 5 mil reais por mês, sem contar o salário da esposa, que deverá também trabalhar fora, para poder fazer frente às despesas que esta família “de classe média”, com status de classe média teria durante o mês.
O que estas pessoas têm que ter para ser classe média?

Pelo menos dois carros, um para o chefe da família e outro para a esposa, uma secretária do lar, pagar escola particular para os filhos, uma casa de pelo menos 150m2, em local bem situado na cidade onde moram. Suas roupas devem ser de bom gosto, alimentação digna, plano de saúde para toda a família e uma poupança. Deverão poder viajar nas férias, sem necessidade de contrair dívidas, no máximo estourar o cartão de crédito. A casa deve ser confortável, com ar condicionado e TV nos quartos, bem como TV na sala, com TV por assinatura, sem ser clandestina. Computador não poderá faltar e obviamente um laptop para o chefe da família que o usará no trabalho. Nem se precisa falar que a Internet deverá ser de alta velocidade. Celulares para todos, sendo o do chefe da família à linha e os demais poderão ser à cartão, não obrigatoriamente. Esta família deverá ter uma vida social ativa, sendo sócia de clube no qual participe ativamente. No final de ano a família deverá ter recursos para fazer uma viagem de pelo menos 20 dias. Uma família de classe média deverá ter essas coisas como normais em sua vida e desfrutar delas pacificamente, sem atropelos, sem endividamento. Mesmo que ganhe 5 mil por mês, e a esposa uns 2000 reais, para viver assim, o chefe da família terá que ser uma pessoa controlada, senão o dinheiro não dará.

Você acha muito o que descrevi para um “classe média”? Estas pessoas seriam da “classe rica”? Estamos falando como as pessoas “deveriam” viver e não como elas vivem.

Alguém há de dizer que poucas são as pessoas que “podem viver como descrevi”. Obviamente que a parcela da sociedade que vive assim é pequena, não a percentagem que quer fazer crer o governo, o que descrevi é um “classe média” de um país desenvolvido, onde as pessoas tenham “direitos” e não só deveres. Este padrão no Brasil é para os “ricos”. Já o padrão dos ricos fora do Brasil seria o padrão dos nossos milionários, que são apenas 10% da população, para a qual os pobres, classe média, classe média alta e ricos, trabalham.

Você gostaria de viver assim? O governo diz que você pode! Desde que ele o nomeia, por decreto, um “classe média”. Porém, quem terá que fazer das tripas coração para conseguir o dinheiro para poder viver dessa maneira, é você!

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário